domingo, 27 de setembro de 2009

O Barroco

A arte barroca originou-se na península Itálica, mas não tardou a irradiar-se pelo restante da Europa e chegar ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses espanhóis. Seu desenvolvimento, porem, não se deu de maneira homogênea: houve grandes diferenças entra os artistas e entre as obras produzidas em cada região.
A arte barroca do inicio do século XVII na península Itálica, por exemplo, é muito diferente da que se desenvolveu na Holanda nesse mesmo século. Ainda assim, alguns princípios gerais podem ser apontados como característicos dessa concepção artística: o Barroco rompeu o equilíbrio entre sentimento e razão e entre a arte e a ciência que os artistas renascentistas procuravam estabelecer de forma muito consciente. Diferentemente da arte renascentista, na arte barroca a emoção predomina sobre o racionalismo.
Um fato que influenciou essa nova visão foi o surgimento da Reforma Protestante. A Reforma teve conseqüências que ultrapassaram as questões de fé e provocaram alterações em outros setores da cultura européia. A Igreja Católica logo organizou a Contra-Reforma e outra vez a arte era vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário