domingo, 27 de setembro de 2009

O Barroco fora da península Itálica

Durante o século XVII até a primeira metade do século XVIII, o Barroco se expandiu da península Itálica para toda a Europa e foi ganhando, nos diferentes países, uma feição nacional, como é o caso dos Países Baixos e da Espanha.
Nos Países Baixos, o Barroco desenvolveu-se em duas grandes direções, sobretudo na pintura. Na região hoje correspondente à Bélgica, caracterizou-se por linhas movimentadas e forte expressão emocional. Já na Holanda, ganhou aspectos mais próximos do espírito prático e austero do povo holandês.
Na Espanha, em traço original do Barroco encontra-se na arquitetura, principalmente nas portadas decoradas em relevo. A pintura recebeu influencia mais direta do Barroco italiano, principalmente no uso expressivo de luz e sombra, mas conserva preocupações muito próprias do espírito nacional: o realismo e o domínio da técnica de pintar.

O Barroco nos Países Baixos

O maior representante da pintura de linhas movimentadas e forte carga emocional praticada na região que hoje corresponde à Bélgica foi o flamengo Rubens. Já na Holanda, a pintura desenvolveu uma tendência mais descritiva, cujos temas preferidos foram cenas da vida doméstica e social, trabalhadas com minucioso realismo. Entre os principais expoentes dessa arte temos: Hals, Rembrandt e Vermeer.

Um comentário: