domingo, 27 de setembro de 2009

Hals: a importância da iluminação

A obra de Frans Hals (1581-1666) passou por uma evolução no domínio do uso da luz e da sombra. De inicio, predominam os contrastes muito fortes; depois, surgem os tons suavemente graduados; por fim, um equilíbrio seguro da iluminação.
Do conjunto de sua obra fazem parte inúmeros retratos individuais e alguns de grupos, que registram a fisionomia e os hábitos das pessoas mais ricas do século XVII. Entre os retratos individuais estão O alegre bebedor e o Retrato de Isaac Abrahamasz. Entre os retratos de grupos, destaca-se a obra Oficiais da Guarda Civil de Santo Adriano em Haarlem.



Oficiais da Guarda Civil de Santo Adriano em Haarlem (1627), pintura de Frans Hals. Dimensões: 1,83 m X 2,66 m . Museu Frans Hals, Haarlem.


Nessa obra de Hals, a iluminação é trabalhada de tal forma que torna mais claro toda a composição. Até as zonas de sombra são penetradas de luz. Alem disso, é admirável o modo como Hals agrupou as figuras sem lhes dar uma postura rígida, chegando a as semelha-se a um instantâneo fotográfico. As golas, as faixas e os chapéus parecem sugerir o ritmo próprio dos participantes de uma comemoração. Observando a pintura é impossível negar que se trata de uma reunião festiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário