domingo, 27 de setembro de 2009

O Barroco na Espanha

Pintura
Entre os pintores mais representativos do Barroco espanhol estão El Greco e Velázquez, cujas obras revelam características bem peculiares a cada um deles.

El Greco a verticalidade da pintura
As obras de El Greco apresentam uma característica que marca suas pinturas: a verticalidade das figuras. Isso pode ser observado, por exemplo, em O enterro do Conde de Orgaz, A ressurreição de Cristo, São Martinho e o pobre Espólio, pintado para a catedral de Toledo.
As figuras esguias e alongadas de El Greco superam a visão humanista dos artistas do Renascimento italiano e recuperam o caráter espiritualista dos mosaicos e dos ícones bizantinos.


Velázquez: os rostos da nacionalidade espanhola

Velázquez (1599-1660) retratou as pessoas da corte espanhola do século XVII. Procurou registrar também, em seus quadros, os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.
Entre as suas obras que retratam a vida diária das pessoas simples estão A velha cozinheira e O aguadeiro de Sevilha. Em ambos os quadros, o artista usa tons escuros para o fundo, deixando expostos à luz os objetos cotidianos das pessoas que quer valorizar.

Na velha cozinheira fica evidente a intenção de expor os objetos cotidianos da senhora que prepara uma refeição. Os tons escuros do fundo a destacam bastante pelo contraste com sua blusa avermelhada e o lenço branco sobre a cabeça.

2 comentários: