domingo, 27 de setembro de 2009

O Barroco na Espanha

Arquitetura

Uma das expressões do Barroco espanhol está presente nas portadas dos edifícios civis e religiosos decoradas em relevo. Esse traço da arquitetura barroca espanhola pode ser observado, por exemplo na fachada da catedral de Santiago de Compostela, situada na Galicia, noroeste da Espanha.




Fachada da catedral de Santiago de Compostela, na provincia de La Coruña, Espanha.


Esse edifício teve sua construção iniciada por volta de 1075, segundo as normas do estilo romântico. Entretanto, nas primeiras décadas do século XVII, sua fachada principal recebeu uma profusão de elementos decorativos que seguiam a tendência do estilo barroco, então predominante na época.


Porem podemos consideras como mais completo exemplo da arquitetura religiosa do Barroco espanhol a basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoza, nordeste da Espanha.
O projeto geral dessa igreja, o arquiteto Francisco de Herrera, o Moço (1622-!685), começou a ser edificado em 1681. Durante a construção, porem, a pedido dos religiosos que dirigem a obra, outros artistas interferiram no projeto inicial. Apesar disso, ao término da construção em 1765, a basílica manteve certa unidade de estilo e é considerada uma das jóias mais do barroco espanhol. São característicos de sua parte externa uns conjuntos de cúpulas recobertas pro elementos decorativos e quatro torres dispostas simetricamente, uma em cada ângulo da planta retangular do conjunto arquitetônico.

3 comentários: